top of page
  • Whatsapp
  • pngwing.com (3)
  • Foto do escritorDébora.

Afinal, o que são as Essências de Estilo?

Atualizado: 19 de jun. de 2023



Mesmo que você não conheça o termo, você definitivamente já viu "links" desse sistema por aí. As Essências de Estilo são um sistema que busca reconhecer suas linhas e traços naturais, e repeti-los no vestuário. Se você possuir linhas mais retas, como um maxilar quadrado e uma cintura mais retinha, a ideia é que essas características sejam novamente reproduzidas na roupa: como estampa listrada ou um blazer.


Na parte de reconhecer essas linhas e entender a comunicação que é causada por elas, o Visagismo, essa técnica super conhecida, possui bastante afinidade. Já na parte de manifestação no vestuário, os Sete Estilos Universais (sexy, romântico, urbano..) possuem uma similaridade visual e conceitual muito grande com as Essências de Estilo. Como os Estilos Universais foram oficialmente listados em 2008, no livro Style Source: The Power of the Seven Universal Styles for Women and Men, de Alyce Parsons e Mimi Dorsey, existe uma possível explicação de que os Sete Estilos Universais tenham sido baseado diretamente no sistema de essências.


MAS POR QUE "BASEADO"? AS ESSÊNCIAS VIERAM ANTES?


Sim! As Essências de Estilo utilizam um sistema de classificação dos traços do corpo e do rosto baseado nos conceitos orientais de Yin e Yang. Em 1920 nós já possuímos a primeira noção sobre essa relação do Yin e Yang com corpo, mencionada no Columbia Teacher’s College, por Belle Northrup. Ao longo de 1930 e 1940 temos outras menções e desenvolvimentos, sobre sistemas de cores e estilos na área do Design Têxtil (atual Design de Moda). Em 1960, John Kitchener ampliou novamente o sistema de essências (conheça o canal dele no Youtube aqui!). E, por fim, temos o Método Kibbe - onde David Kibbe bebeu da fonte do sistema de essências e ampliou novamente em 13 versões.


AS SETE ESSÊNCIAS DE ESTILO


As Sete Essências de Estilo são identificadas através de uma escala que varia do extremo Yin ao extremo Yang. A expressão Yin possui traços como: pequeno, arredondado, gentil, suave, jovial, delicado e afins. Já os traços Yang são: longo, profundo, angular, forte, poderoso, direto, contrastante e mais. As essências podem funcionar como uma mesclagem desses traços ou como uma expressão pura deles.



Essência Dramática

​Yang. Poderoso, Ousado.

Essência Natural

Yang. Esportivo, Relaxado

Essência Gamine

Yang. Divertido, Ousado

​Essência Clássica

Equilibrado. Formal, Moderado

Essência Ingênua

Yin. Inocente, Delicado

Essência Romântica

​Yin. Sensual, Maduro

Essência Angelical

Yin. Místico, Imaterial




E DEPOIS DE TUDO ISSO, COMO SE DESCOBRE A ESSÊNCIA DE ESTILO?


Existem diversas abordagens que podem analisar A Essência de Estilo, aqui, o ideal é que você escolha o que mais faz sentido para a sua realidade e para a sua intenção.


Leitura através do corpo: a forma mais clássica de ler Essências. Nela, seus traços são analisados com base encontraste e presença de expressões. A leitura mais tradicional só inclui uma Essência de Estilo.


Leitura Aberta/Rosto: nesse tipo de leitura, os principais traços considerados são os traços do rosto e é uma leitura que também pode incluir uma mesclagem de essências (como Romântica e Ingênua).


O Sistema de Essências de Estilo é um sistema de identificação, por causa disso as essências não são escolhidas como normalmente acontecem nos Sete Estilos Universais. Essa é a principal diferença entre as Essências de Estilo e os Sete Estilos Universais.


E agora: a forma como eu escolhi trabalhar as Essências de Estilo.


Tendo estudado profundamente o sistema e os materiais disponíveis, a forma como eu escolhi trabalhar as Essências de Estilo é através de uma leitura de autoconhecimento. Como há uma grande similaridade entre o Método Kibbe e as Essências de Estilo e eu trabalho com os dois, as duas análises seriam repetitivas pelo excesso de similaridade. Dessa forma, eu escolhi conceituar as essências conseguindo captar uma representação precisa da atmosfera, personalidade e desejos daquela pessoa. Nem sempre uma pessoa de traços retos e um maxilar marcado é uma pessoa impositiva, direta ou intensa. Muitas vezes essa pessoa pode ser leve, gentil, delicada e afins. Ler somente o corpo dessa pessoa criaria desconexão com quem ela é de verdade, e meu objetivo sempre vai ser trazer uma imagem real e autêntica de quem aquela pessoa é. Por isso senti que essa leitura faz mais sentido dentro da forma como eu trabalho e que ela é mais eficaz em conciliar quem você é com o que o seu corpo demonstra.


Caso você possua alguma dúvida que não foi respondida nesse post, deixe aqui no comentário. E para fazer sua análise de Essência de Estilo através da minha leitura pessoal, confira o link abaixo:





6.589 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page